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2012 - Ano novo, vida nova e treino novo!!!!

Treinamento físico é ciência!!!!!!
Todo começo de ano surgem os mesmos comentários;


- Esse ano eu vou começar a correr!!!

- Ano que vem vou emagrecer!!!!!

- Ano novo, vida nova, vou entrar na Academia!!!

- etc....

O grande problema é como fazer isso. Alguém sabe?

- Eu sei!!! E vou dizer como:



Na verdade existem muitos caminhos para que um indivíduo possa alcançar seus objetivos no que diz respeito às mudanças tão desejadas no corpo, e a atividade física é uma maneira eficaz de chegar lá.

O corpo humano é capaz de adaptar-se aos estímulos que lhe é dado. Dependendo da forma como isso é feito pode-se diminuir o percentual de gordura e aumentar o de músculo, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, aumentar os ganhos de força, velocidade, resistência, flexibilidade e em muitos casos controlar hipertensão arterial, diabetes, osteoporose e outros problemas ligados ao sedentarismo.

Tais resultados não são imediatos, levam tempo e exige certa disciplina. A pratica regular de alguma atividade física, é um hábito que pode aumentar sua longevidade e lhe dar qualidade de vida.



Existem dois tipos de exercícios que podemos praticar, os aeróbios e os anaeróbios:

- Treinamento aeróbio: são exercícios em que as fontes metabólicas ou energéticas (gorduras, glicoses e proteínas) são degradadas com grande influência do oxigênio para produzir energia (ATP - Adenosina trifosfato). São exercícios que se caracterizam por uma longa duração e média intensidade (50 a 60% da capacidade máxima). Pode ser geral como nas corridas de longa distância, ou localizada como fazer séries de musculação para um determinado segmento corporal na qual, a quantidade de repetições ou em isometria perdure por mais de 20s até vários minutos.

- Treinamento Anaeróbio: diferente do aeróbio são exercícios cujas fontes metabólicas são utilizadas com pouca utilização de oxigênio. São exercícios eficazes para o aumento de força, velocidade, agilidade. Caracterizam-se pelo pouco tempo de duração, grande intensidade e pela grande quantidade de energia (calorias) utilizada durante o exercício.


Importante dizer que o sistema muscular do ser humano possuem dois tipos diferentes de fibras;

- As fibras vermelhas, tipo I, cuja sua estrutura se caracteriza pela grande quantidade de mitocôndrias e hemácias no seu espaço intracelular. As fibras vermelhas são conhecidas também como fibras de contração lenta e por causa da sua grande quantidade de mitocôndrias e hemácias, favorecem a prática de exercícios de resistência ou aeróbios, pois tais estruturas utilizam e transportam o oxigeno de maneira eficaz.

- As fibras brancas, tipo II, diferentemente das fibras tipo,  são conhecidas como fibras de contração rápida e pela pequena concentração de mitocôndrias e hemácias e pela grande concentração de glicogênio de onde o musculo tira a energia necessária para realizar seu trabalho.

Esportistas que possuem em sua composição muscular a predominância de fibras brancas tem maior "afinidade" aos exercícios de força, velocidade e explosão, isto é, todos aqueles que exigem grandes demanda energética, grande intensidade e curta duração (até +ou-20s).

Observando essas características e o objetivo do aluno, juntamente com testes em que serão mensuradas a capacidade cardiorrespiratória, força dos principais grupos musculares, resistência e flexibilidade será elaborado um projeto anual de treinamento onde será a melhor estratégia para desenvolver as principais capacidades físicas verificando através de controles periódicos a evolução até atingir o principal objetivo no período. Dentro da preparação física esse projeto é conhecido como periodização.

- Viram como é importante ter a orientação de um bom preparador físico? Feito isso, é só começar a treinar.

Feliz 2012!!!!

Prof. Es.Henrique Gavini de Freitas